30/11/11

S.Martinho

Dia 10 de Novembro
Novembro quando estivemos com a Mónica
Mónica que é estagiária
Estagiária da nossa escola
Escola do Caneiro
Caneiro onde se realizou uma atividade
Atividade de pintar o castanheiro
Castanheiro com poemas
Poemas de S. Martinho
S. Martinho que foi um valente soldado
Soldado romano
Romano mas bondoso
Bondoso porque partilhou sua capa
Capa que deu ao mendigo
Mendigo cheio de frio
Frio num dia tempestuoso
Tempestuoso que S. Martinho salvou
Salvou porque era um santo
Santo da Hungria
Hungria onde nasceu S. Martinho
S. Martinho abençoado
Abençoado com um milagre
Milagre do sol
Sol de Verão
Verão de S. Martinho.
4º Ano (Amanda, Beatriz, Jéssica)

29/11/11

Colóquio "A violência de género"









Realizou-se ontem o colóquio “ A violência de género “, assinalando o Dia internacional pela eliminação da Violência contra a Mulher e contribuindo para a sensibilização da população escolar para a temática da violência doméstica. Este colóquio está integrado no projeto “Tertúlias para a Saúde”, da responsabilidade dos Grupos de Trabalho dos Projetos de “Educação para a Saúde”, do Agrupamento de Escolas Nadir Afonso e Escolas secundárias Dr. António Granjo e Dr. Júlio Martins e das Bibliotecas Escolares de Chaves.
Abriu a sessão a diretora da Escola Secundária António Granjo e depois dos agradecimentos feitos às entidades colaboradoras salientou a necessidade de se refletir sobre o que todos e cada um de nós pode fazer para eliminar ou minimizar este grave problema social. Seguiram-se as intervenções das convidadas da APAV(Associação Portuguesa de Apoio à Vítima) e da Dra. Lia Araújo, advogada, fazendo um enquadramento legal da temática abordada no colóquio.
A sessão foi encerrada pelo diretor do Agrupamento de Escolas Nadir Afonso.

26/11/11

À roda do Livro


No âmbito do projeto À roda do livro com atividades dinamizadas todas as sextas-feiras apresentamos, no decorrer do mês de novembro, os livros selecionados pelos participantes. Posteriormente divulgaremos alguns comentários feitos pelos alunos.

 O Principezinho (Antoine Saint – Exupéry) - O livro O Principezinho fala de um menino que vivia num planeta: o Asteróide B612, e que caiu no planeta Terra. Isto aconteceu porque o menino queria arranjar uma ocupação e instruir-se, decidindo então visitar outros asteróides: o Asteróide 325, em que só vivia um rei que não tinha ninguém para mandar fazer o que dizia; o Asteróide 326, onde vivia um vaidoso que estava sozinho e não tinha quem lhe elogiasse; o Asteróide 327, onde estava um bêbado; o Asteróide 328, em que vivia um homem de negócios que só pensava em fazer contas; o Asteróide 329, onde se encontrava um acendedor de candeeiro que "fazia" a noite e o dia; e finalmente, o Asteróide 330… (ver mais).


Os bonecos de papel de cor (Ricardo Alberty) - Conta-nos a história de duas irmãs pequenas que brincavam com bonecos de papel de cor feitos pelo irmão. Imaginavam personagens e criavam histórias variadas. Por vezes ficavam saturadas da brincadeira e discutiam sobre quem era melhor, a madrinha de uma ou a tia da outra. No final tudo ficava…. Querem saber? Então leiam o conto.
As sombras chinesas (Ricardo Alberty) -  É um conto que se passa na china na aldeia de Fu-Fó, na casa de um casal chinês com um casal de filhos chinesinhos. O pai faz sombras chinesas com as mãos e a mãe cuida da casa e dos filhos. A parte mais engraçada foi quando a mãe sai para fazer compras e pede ao marido para cuidar do arroz que fica no forno. O marido diz que vai ter cuidado porém fica a treinar as sombras chinesas e esquece o arroz. Quando a esposa chega em casa vê imensas sombras chinesas no ar. Sabem porquê? Leiam o conto. Vão adorar e divertir-se.

11/11/11

Concurso Nacional de Leitura 2012 - Fase de escola

À semelhança do ano anterior, a Biblioteca Escolar e as docentes dinamizadoras do departamento de línguas, estão a organizar a participação dos alunos da escola no Concurso Nacional de Leitura (CNL).
O regulamento, calendarização e obras selecionadas podem ser consultadas na biblioteca ou no bogue da BE.

Obras selecionadas para o 3º Ciclo CNL 2012 (ver regulamento)

O fabuloso teatro do gigante (David Machado)

Após ter vencido o prémio Branquinho da Fonseca com o livro infantil A Noite dos Animais Inventados, a estreia de David Machado no romance é absolutamente arrebatadora, fulgurante e poderosa. Augura-se uma promissora carreira para este jovem autor português que se evidencia neste trabalho pela técnica narrativa, originalidade e imaginação surpreendentes, entrecortadas por laivos humorísticos num verdadeiro apelo à leitura...(ver mais)


História de uma gaivota e do gato que a ensinou a voar (Luis Sepúlveda)

Esta é a história de Zorbas, uma gato grande, preto e gordo. Um dia, uma formosa gaivota apanhada por uma maré negra de petróleo deixa ao cuidado dele, momentos antes de morrer, o ovo que acabara de pôr.
Zorbas, que é um gato de palavra, cumprirá as duas promessas que nesse momento dramático lhe é obrigado a fazer: não só criará a pequena gaivota, como também a ensinará a voar...(ver mais)

FICO A SABER - Alfred Nobel



Encontros de Encanto - Outubro
















Nos dias 17 e 24 de Outubro foram dinamizados Encontros de Encanto na Biblioteca pela professora Fátima Torre para a turma do 5ºG com a leitura da obra " Ainda nada?" de Cristian Voltz e pela professora Isaura Sousa para a turma do 6ºC no com a leitura de um capítulo da obra “O Principezinho” de Antoine de Saint- Exupéry e com a apresentação de um powerpoint.

10/11/11

Autor do Mês - novembro

Atividades das BE dos Agrupamentos de Vidago e Nadir Afonso

XI Encontro de Literatura Infantil

No dia 5 de novembro de 2011, na Biblioteca Municipal de Chaves, decorreu o XI encontro de Literatura Infantil / II Seminário Internacional Competências de Leitura versando a temática “Oralidade, Leitura, cultura… pela voz dos avós”, numa iniciativa da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.
Contando com a participação de especialistas na área, que realçaram, por um lado, a necessidade / dever de “honrar as memórias”, que por estas terras são ricas e diversificadas, numa aposta na promoção de uma cultura intergeracional, e por outro lado, a importância dos avós nos nossos percursos ao nível da “sabedoria”, da “cumplicidade”, da “capacidade de amar e de partilhar” e a “saudade”.
A literatura infantil permite à criança a limpeza da alma, salientando-se a dimensão ética e estética dos bens culturais presentes na Literatura Infantil.
As Bibliotecas Escolares estiveram representadas, além da Municipal, pelos professores bibliotecários dos Agrupamentos de Escolas Nadir Afonso e Vidago, evidenciando-se várias atividades desenvolvidas ao longo dos últimos tempos, em cada uma, realçando-se a importância fulcral da Rede de Bibliotecas Escolares e do Plano Nacional de Leitura que tornam possível que, no terreno, a cultura seja transmitida / concretizada em projetos variados mas com um leitmotiv claro – a promoção de uma cultura intergeracional só possível se as crianças de hoje beberem da sabedoria dos de ontem apontando para os que vem amanhã! Foram evidenciadas algumas das atividades desenvolvidas pelo Grupo de Trabalho das Bibliotecas Escolares de Chaves (GTBEC).
Um obrigado às nossas Coordenadoras Interconcelhias, Drª Maritza Dias e Drª Rosário Caldeira, pela presença e palavras de incentivo.