26/11/11

À roda do Livro


No âmbito do projeto À roda do livro com atividades dinamizadas todas as sextas-feiras apresentamos, no decorrer do mês de novembro, os livros selecionados pelos participantes. Posteriormente divulgaremos alguns comentários feitos pelos alunos.

 O Principezinho (Antoine Saint – Exupéry) - O livro O Principezinho fala de um menino que vivia num planeta: o Asteróide B612, e que caiu no planeta Terra. Isto aconteceu porque o menino queria arranjar uma ocupação e instruir-se, decidindo então visitar outros asteróides: o Asteróide 325, em que só vivia um rei que não tinha ninguém para mandar fazer o que dizia; o Asteróide 326, onde vivia um vaidoso que estava sozinho e não tinha quem lhe elogiasse; o Asteróide 327, onde estava um bêbado; o Asteróide 328, em que vivia um homem de negócios que só pensava em fazer contas; o Asteróide 329, onde se encontrava um acendedor de candeeiro que "fazia" a noite e o dia; e finalmente, o Asteróide 330… (ver mais).


Os bonecos de papel de cor (Ricardo Alberty) - Conta-nos a história de duas irmãs pequenas que brincavam com bonecos de papel de cor feitos pelo irmão. Imaginavam personagens e criavam histórias variadas. Por vezes ficavam saturadas da brincadeira e discutiam sobre quem era melhor, a madrinha de uma ou a tia da outra. No final tudo ficava…. Querem saber? Então leiam o conto.
As sombras chinesas (Ricardo Alberty) -  É um conto que se passa na china na aldeia de Fu-Fó, na casa de um casal chinês com um casal de filhos chinesinhos. O pai faz sombras chinesas com as mãos e a mãe cuida da casa e dos filhos. A parte mais engraçada foi quando a mãe sai para fazer compras e pede ao marido para cuidar do arroz que fica no forno. O marido diz que vai ter cuidado porém fica a treinar as sombras chinesas e esquece o arroz. Quando a esposa chega em casa vê imensas sombras chinesas no ar. Sabem porquê? Leiam o conto. Vão adorar e divertir-se.

Sem comentários: