16/05/11

No passado dia 12 de maio reuniram-se os directores e os professores bibliotecários das escolas de Chaves, a pedido da coordenadora interconcelhia da RBE, Dr.ª Maritza Dias, a fim de ser feito o balanço do trabalho do GTBEC (Grupo de Trabalho das Bibliotecas Escolares). Dessa reunião foi feito, pelos coordenadores do grupo no presente ano, o seguinte texto/memorando:
"O Grupo de Trabalho das Bibliotecas Escolares do Concelho de Chaves (GTBEC) assinalou, hoje, dia 12 de Maio de 2011, o seu primeiro aniversário. Dia especial, pois foi tornado oficial, na assinatura do Protocolo de Parceria pelos Directores dos Agrupamentos de Escolas e Escolas não Agrupadas, o trabalho desenvolvido em conjunto pelos Professores Bibliotecários das Bibliotecas Escolares concelhias, em prol dos utilizadores das BE.
De facto, o GTBEC fica a dever a sua existência à enorme vontade de crescer em conjunto num projecto concebido como promoção integral do cidadão português.
No simples gesto do dar as mãos, os parceiros, desde cedo, decidiram tornar regra da parceria a PARTILHA, verdadeira imagem de marca do trabalho desenvolvido! Desde logo, o rumo a seguir era o mesmo – tornar a Biblioteca Escolar o pólo impulsionador das aprendizagens, a “pedra angular” da Escola!
Como evidenciaram os senhores Directores, nos últimos anos as Bibliotecas Escolares sofreram alterações qualitativas, desde logo visíveis pelos investimentos da RBE e dos Órgãos de Gestão nas mesmas, apetrechando-as com os melhores recursos disponíveis, materiais e humanos. Os Professores Bibliotecários têm desenvolvido um conjunto notável de iniciativas, desde a concepção de materiais de utilização diária nas BE, à reformulação / produção de documentos estruturantes das BE - Manual de Procedimentos, Política de Constituição e Desenvolvimento da Colecção, Regulamento/Regimento Interno das BE, Plano de Acção e de Actividades, Projectos comuns, sendo de destacar a realização da Feira do Livro Chaves 2011. As BE têm conquistado um público cada vez mais fiel e heterogéneo e isto é visível no número de utilizadores e nas sondagens de opinião – o espaço das BE é um espaço apetecível e promotor de aprendizagens de qualidade!
Os desafios, os olhares, as ânsias, os temores, os caminhos partilhados tornam aliciantes as expectativas de um futuro melhor. Esta dimensão foi corroborada pela pessoa que segue de perto o desenrolar dos projectos / propostas de actividades – a Coordenadora Interconcelhia da Rede de Bibliotecas Escolares, Dr.ª Maritza Dias. Mais referiu que a dinâmica existente no GTBEC é contagiante e provocante pois impele para um “sempre mais” na acção… o céu é o limite! Ressalta a certeza de que não existe um grupo de elementos que trabalham em conjunto mas uma equipa que “sonha e avança”, tendo a esperança e a determinação como leitmotiv da acção.



"

Sem comentários: