24/11/08

Rómulo de Carvalho / António Gedeão

(1906-1997)

Hoje, 24 de Novembro, celebra-se o Dia Nacional da Cultura Científica.
Esta data foi escolhida, por decisão ministerial, para honrar Rómulo de Carvalho, uma figura ímpar da ciência portuguesa, nascido em 1906, precisamente neste dia.
Licenciado em Ciências Físico-Químicas, Rómulo de Carvalho foi professor no ensino secundário, para além de cientista, divulgador científico e investigador da história das Ciências.
Com o pseudónimo de António Gedeão, publicou também uma bela e vasta obra literária onde constam peças de teatro, poesia e narrativa. Os seus poemas alcançaram grande popularidade pela linguagem simples, emotiva e sempre atenta aos valores humanistas. De entre as suas obras de poesia, destacam-se Movimento Perpétuo e Teatro do Mundo, salientando-se o famoso poema “Pedra Filosofal”.

Nas listas do Plano Nacional de Leitura constam obras suas, tais como: História Breve da Lua, História dos Balões, Poemas Escolhidos e RTX 78/24.

Na nossa Biblioteca podemos encontrar a obra História Breve da Lua e alguns poemas inseridos no livro “101 Poetas: iniciação à poesia em língua portuguesa”.
Vem conhecer!

Sem comentários: