12/06/12

"À Roda dos Livros"

  
"À roda dos livros" foi uma atividade planeada e permanente de leitura (semanal), dinamizada pela biblioteca, em que se conversou sobre as leituras que os alunos realizaram em casa (com o empréstimi domiciliário) e abriu-se um espaço para que eles indicassem o livro que leram para alguns colegas, levando em conta características da obra e as preferências leitoras dos amigos.
Promoveu-se o gosto pela leitura, (ler, compartilhar, interpretar e confrontar várias interpretações), pelo livro e pelo reconto.
     
 Comentários dos alunos acerca de alguns livros explorados

Emily the Strange - Emile é uma jovem de 13 anos, que adora gatos, música, roupa preta e as pessoas olham-na de um jeito estranho. Ela perdeu a memória e quer saber quem é. Conta-nos a sua história e as novas amizades que fez, mentiras que descobre e como se vai lembrando de alguma coisa.
O livro é espetacular, faz-nos delirar e não se quer parar de ler mais.(Sofia-6ºA)
O famoso rabinho do meu irmão - O pai do Nicolau quer ganhar dinheiro depressa. Compra uma quinta, porém esta não dá lucro.
O vizinho informa um programa de televisão sobre a família do Nicolau que parece maluca.
A jornalista vai à quinta, filma a família e o rabinho do bebé. Ele fica famoso!
Uma empresa de fraldas descartáveis está à procura do rabinho ideal para um novo anúncio publicitário. O irmão bebé do Nicolau tem apenas de conseguir passar nos castings. Será que ele passa? É só ler este livro que não dá seca e põe a gente de boca aberta…(Mariana-6ºA)
Mónica a Maria Rapaz - Conta-nos a história da Mónica que gosta de jogar a bola e andar de bicicleta. Tem um irmão que tem os mesmos gostos. A família  adota um cão que encontraram na rua, dão-lhe o nome de Mister que a faz refletir e entender que a sua profissão deve ser veterinária.
Tem um namorado e um ex - namorado. A Mónica os seus irmãos, o Paulo, o Filipe, a Sofia e a Carlota vão viver aventuras interessantes na escola e na serra da Estrela.
Mas nem tudo pode ser como cada um quer!(Inês Marracho-5ºE)








Sem comentários: