03/05/10

Xadrez na BE

A Biblioteca escolar do Agrupamento de escolas Dr. Francisco Gonçalves Carneiro em parceria com a Casa da Matemática, está a dinamizar o projecto “Xadrez na BE”, como já vem sendo recorrente em cada período deste ano lectivo, envolvendo todos os alunos das turmas daquela escola (2º e 3º ciclos).
A educação formal escolar em certos níveis etários tem evoluído condicionada por uma sociedade que dá mais importância à informação do que à formação. Mas de nada serve ter pessoas perfeitamente formadas tecnologicamente, se estes conhecimentos não são acompanhados de uma sólida formação humana, que permita ao indivíduo desenvolver-se harmoniosamente dentro de uma sociedade cada vez mais complexa e exigente.
É importante saber motivar as crianças para o estudo, ajudando a superar as dificuldades. O estado meditativo deve ser treinado para se exercitar o lado criativo, assim o índice de concentração, calma e enfoque no trabalho é maior.
Ensinar as crianças a jogar xadrez tem-se revelado um instrumento formativo de primeira ordem, pois a sua prática para além de ajudar no desenvolvimento de habilidades de raciocínio lógico, de criatividade e de concentração também integra e socializa os jovens, desenvolvendo capacidades intelectuais que ajudam a fomentar conhecimentos do mundo actual e contribuindo para o seu conhecimento cognitivo, social e comportamental.
Os professores e alunos passam muitas horas juntos e vale a pena investir para que seja um tempo de qualidade e construção harmoniosa.
Agradecemos o entusiasmo e colaboração de todos os intervenientes nesta projecto e esperamos que a biblioteca escolar com a sua função contribua para a melhoria do impacto a nível dos processos de ensino/aprendizagem na escola.

Sem comentários: