23/03/10

Encontros de Encanto - Mês de Março









Nos dias 3 e 17 de Março dinamizaram a rubrica "Encontros de Encanto" as professoras Teresa Monteiro para o 6ºE, com a história "Um ursinho que veio da Irlanda" da autoria de Teresa Monteiro; a professora Alexandra Doutel (no mesmo dia, no âmbito da Semana da Leitura) com a dramatização da história"Um sapo diferente" para o 6ºH e alunos NEE e a educadora Ana Pereira para o 8ºC com a história "O velho, o rapaz e o burro", uma adaptação de Luísa Duclas e tradução do original por Curvo Semedo.

19/03/10

Dia Mundial da Água
















Os professores de Ciências da Natureza/Naturais, a fim de comemorar o Dia Mundial da Água (22 de Março) dinamizaram no espaço da BE/CRE, uma Exposição de trabalhos realizados pelos alunos, com os objectivos de os sensibilizar para questões ambientais, nomeadamente a importância da preservação da água e dar a conhecer os benefícios que a mesma traz ao planeta.

11/03/10

09/03/10

Poemas musicados "Ser criança..." na Semana da Leitura

Jogral pelos alunos da Escola Secundária de Valpaços na Semana de Leitura



A turma do Curso de Animação Sociocultural da Escola Secundária de Valpaços também enriqueceram a nossa Semana da Leitura com este jogral.

Semana da Leitura - Dramatização "Um sapo diferente..."

Semana da Leitura

A Semana da Leitura que decorreu de 1 a 5 de Março, criou em todo o Agrupamento um ambiente particularmente festivo à volta dos livros.
Esta teve como objectivo reforçar a adesão dos alunos ao desejo de Ler +
Durante esta semana promoveu-se, essencialmente, a leitura, assumindo-a como factor de desenvolvimento individual e de progresso nacional, através de actividades que estimulassem o desenvolvimento efectivo da população escolar, intensificando o contacto com o livro e a leitura na escola entre as quais destacamos: poemas musicados, dramatizações, intercâmbios de leitura, à conversa com o escritor João Madureira, fórum de leitores, lançamento de mensagens, leituras pela família, etc.
Clique na imagem para visualizar algumas das actividades desenvolvidas.

08/03/10

Intercâmbios culturais na semana da leitura: " Grandes e Pequenos"



Olá! Há já algum tempo que não vimos aqui dar notícias mas cá estamos agora. Continuamos a desenvolver as nossas actividades nos locais do costume com o mesmo interesse e até com mais intensidade. Fazemos intercâmbios com os mais novos das escolas que frequentamos. Por exemplo na semana da leitura, que já terminou, tivemos muito gosto em apresentar a história da Carochinha e do João Ratão, através de uma dramatização musicada. Pensamos que todos gostaram muito. Deixamos aqui algumas fotos da peça.

Biografia e obras de Maria Teresa Maia Gonzalez


04/03/10

Professor João Madureira na BE/CRE

Na Semana da Leitura, os alunos do clube do Jornal Escolar convidaram o professor João Madureira para uma conversa sobre o seu livro "Crónica Triste de Névoa".

O professor deliciou os mais pequenos com as suas histórias de infância e contagiou-os com o seu gosto pela banda desenhada.

Como prova de carinho por esta escola, o professor ofereceu um exemplar do seu livro à BE/CRE, escrevendo nele uma dedicatória.

Todos os elementos do Clube do Jornal Escolar "O Pombo da Francisco" agradecem a sua presença nesta iniciativa.

Encontros de Encanto - Mês de Fevereiro











Nos dias 3, 9 e 24 de Fevereiro dinamizaram a rubrica Encontros de Encanto as professoras Cláudia Amorim para o 6ºF, com a história "Pássaro da Alma" da autora Michal Snunit; a professora Isaura Sousa para o 5ºI, com a história "A raposa e o corvo" do autor Adolfo Simões Muller e a educadora Felisbela Pereira para o 6ºG, com a história "O Zeca Garro".



Semana da Amizade

No âmbito da Semana da Amizade dinamizada pela biblioteca, as escolas do 1ºciclo colaboraram com trabalhos de expressão plástica elaborados pelos alunos que as colegas gentilmente cederam e que estiveram expostos no espaço da BE/CRE.
As escolas participantes foram as seguintes: EB1 nº1 (Santo Amaro), EB1 de Outeiro Jusão, EB1 de Soutelo, EB1 de Vilela do Tâmega e EB1 de Vila Nova de Veiga.