18/06/12

Projeto Artylíngua (atividades)



O projeto Artylíngua dinamizado pela biblioteca escolar e pelas docentes Fátima Torre e Isaura Sousa, decorreu durante esta ano letivo. Articulou-se educação e cultura, fundindo saberes e linguagens artísticas numa experiência de criação e reflexão que liberta o pensamento e se traduziu em aprendizagens verdadeiramente significativas. Foram otimizadas de forma lúdica e criativa competências/saberes de índole transversal, tais como: interpretar, pesquisar, produzir, analisar, declamar, dançar, dramatizar, promovendo, no seu conjunto e de uma forma criativa/formativa, a literacia, entre outros saberes. Este Projecto foi também um instrumento que viabilizou alguns dos objetivos e metas veiculados no Projeto Educativo do Agrupamento.

16/06/12

Powerpoint realizado pelos alunos do 2ºB da EB1 nº1 de Chaves

No âmbito da literacia digital a turma do 2ºano da EB1 nº1(Santo Amaro),em articulação com a professora biliotecária e a professora da turma, aprendeu, em contexto de sala de aula, a elaborar um powerpoint utilizando as regras/técnicas básicas desta ferramenta de trabalho e dispondo do seu Magalhães.
Foi escolhida, como base de trabalho, a história de David Machado "A noite dos animais inventados", obra já estudada e contemplada no PNL, cujo autor nos agraciou com a sua visita ao nosso agrupamento na Semana da Leitura.
Pretendeu-se com a dinamização desta atividade desenvolver competências nos domínios da leitura, da escrita, da literacia da informação e digital, fomentando a transversalidade nas aprendizagens.

12/06/12

"À Roda dos Livros"

  
"À roda dos livros" foi uma atividade planeada e permanente de leitura (semanal), dinamizada pela biblioteca, em que se conversou sobre as leituras que os alunos realizaram em casa (com o empréstimi domiciliário) e abriu-se um espaço para que eles indicassem o livro que leram para alguns colegas, levando em conta características da obra e as preferências leitoras dos amigos.
Promoveu-se o gosto pela leitura, (ler, compartilhar, interpretar e confrontar várias interpretações), pelo livro e pelo reconto.
     
 Comentários dos alunos acerca de alguns livros explorados

Emily the Strange - Emile é uma jovem de 13 anos, que adora gatos, música, roupa preta e as pessoas olham-na de um jeito estranho. Ela perdeu a memória e quer saber quem é. Conta-nos a sua história e as novas amizades que fez, mentiras que descobre e como se vai lembrando de alguma coisa.
O livro é espetacular, faz-nos delirar e não se quer parar de ler mais.(Sofia-6ºA)
O famoso rabinho do meu irmão - O pai do Nicolau quer ganhar dinheiro depressa. Compra uma quinta, porém esta não dá lucro.
O vizinho informa um programa de televisão sobre a família do Nicolau que parece maluca.
A jornalista vai à quinta, filma a família e o rabinho do bebé. Ele fica famoso!
Uma empresa de fraldas descartáveis está à procura do rabinho ideal para um novo anúncio publicitário. O irmão bebé do Nicolau tem apenas de conseguir passar nos castings. Será que ele passa? É só ler este livro que não dá seca e põe a gente de boca aberta…(Mariana-6ºA)
Mónica a Maria Rapaz - Conta-nos a história da Mónica que gosta de jogar a bola e andar de bicicleta. Tem um irmão que tem os mesmos gostos. A família  adota um cão que encontraram na rua, dão-lhe o nome de Mister que a faz refletir e entender que a sua profissão deve ser veterinária.
Tem um namorado e um ex - namorado. A Mónica os seus irmãos, o Paulo, o Filipe, a Sofia e a Carlota vão viver aventuras interessantes na escola e na serra da Estrela.
Mas nem tudo pode ser como cada um quer!(Inês Marracho-5ºE)








11/06/12

Clube "Pais e Avós"




O “Clube Pais e Avós” das Bibliotecas Escolares dos Jardins de Infância de Chaves, do Caneiro e da EB1 nº 3 – Caneiro- organizam e dinamizam as Bibliotecas referidas, com vista à promoção da leitura, ao incentivo e à requisição domiciliária e desta forma criar e manter, na família, o hábito e o prazer da leitura, da aprendizagem e da utilização da biblioteca ao longo da vida. Os pais e avós, em horário semanal, animam a “Hora do Conto” com leituras e dramatizações para as crianças da(s) turma(s) dos seus filhos ou netos, colaboram na gestão da coleção, organização da BE e ajudam nos procedimentos inerentes à requisição domiciliária. Este projeto de trabalho trouxe a cada um dos nossos alunos, o gosto pela leitura e contribuiu para a vontade de fomentar nos mesmos, o entusiasmo vivo e dinâmico pelo prazer sincero da descoberta da leitura e da escrita. A Biblioteca Escolar, a Eb1 nº 3, o Jardim de Infância do Caneiro e o Jardim de Infância de Chaves agradecem, aos elementos que compõem o “Clube Pais e Avós”, pelo empenho, dedicação e envolvimento que sempre demonstraram no desenrolar dessas tarefas, pois sem o seu contributo a nossa biblioteca não seria tão rica.

09/06/12

História com Pernas



A Biblioteca Escolar do Agrupamento Dr. Francisco Gonçalves Carneiro em articulação com os Departamento de Línguas e de Expressões, dinamizaram a atividade contemplada no Plano Anual de Atividades “História com Pernas”, que teve já o seu início no ano letivo anterior com a elaboração de histórias inventadas alusivas a diferentes temáticas nas turmas visadas. Este ano letivo, procedeu-se à sua continuidade e elaboraram-se as ilustrações na disciplina de EVT, com a colaboração de outras turmas/alunos, depois de lhe terem sido facultados os textos das referidas histórias. Procedeu-se, de seguida, à publicação digital do livro "História com Pernas".
Pôs-se à prova a imaginação e criatividade dos alunos, promovendo a leitura e as literacias de modo a aumentar a qualidade das aprendizagens e elevar o sucesso educativo.

08/06/12

Exposição "Clube de Artes" na BE


No âmbito da parceria da BE com o Clube de Artes está patente na biblioteca uma exposição de alguns trabalhos realizados pelos alunos que frequentaram este clube, entre os quais constam trabalhos escritos e alguns quadros.

06/06/12

Exposição de Artes Visuais

Está patente no Espaço Esboço da nossa escola a exposição "Expressão de Artes Visuais", no âmbito das disciplinas de Educação Tecnológica, Educação Musical e Educação Visual e Tecnológica. 
Todos os trabalhos expostos, auênticas obras de arte dignas de serem admiradas, foram realizados pelos alunos desta escola, ao longo deste ano letivo.

01/06/12

Hepatite, uma doença silenciosa



Da responsabilidade dos Projetos de Educação para a Saúde das escolas de Chaves e respetivos grupos de trabalho das bibliotecas escolares, decorreu no dia 30 de maio, no auditório municipal, uma sessão de informação/sensibilização, orientada por técnicos da associação SOS Hepatites, subordinada ao tema “Hepatite, uma doença silenciosa”. Esta iniciativa teve como principal objetivo consciencializar a comunidade educativa para o problema das hepatites em geral – morbilidade, formas de contágio, tratamento e prevenção. O número preocupante de infetados (e afetados) torna extremamente importante este tipo de eventos, pois o papel dos professores e dos adultos que lidam com jovens, no sentido de os esclarecer e alertar, é fundamental para inverter esta triste realidade. Esta abordagem junto dos mais jovens constitui ainda uma forma de chegar aos adultos ajudando a mudar comportamentos em grupos etários a que é muito difícil chegar.
O papel das associações como a SOS Hepatites é determinante, não só no apoio e na divulgação de informação junto das populações em geral e das escolas em particular, mas também pelo exemplo de cidadania que dão aos mais jovens.

O GTBEC