28/04/10

Exposição Comemorativa do 25 de Abril de 1974

Para assinalar os 36 anos da Revolução de Abril, encontra-se patente na Biblioteca Escolar, entre os dias vinte e três e trinta de Abril, uma exposição, dinamizada pelo Departamento de Ciências Sociais e Humanas, alusiva a esta importante e crucial data da História de Portugal.

Neste espaço, engalanado a rigor com as cores da Liberdade e ao som da música que "canta Abril", poderá consultar livros temáticos e folhear um jornal da época que noticia, exactamente, este grande feito protagonizado pelos capitães de Abril.
Viva o 25 de Abril! Viva Portugal!

Departamento de Ciências Sociais e Humanas

27/04/10

Teatro "Floresta de Água"



Organizado pela Biblioteca Escolar do Agrupamento Dr. Francisco Gonçalves Carneiro em parceria com a Câmara Municipal de Chaves e a Academia de Artes de Chaves e dinamizado pela mesma, decorreu no período de 13 a 22 de Abril, o teatro de fantoches intitulado “Floresta de Água”, animado naquela instituição e de forma escalonada para todas as crianças dos Jardins de Infância e Escolas do 1º CEB do Agrupamento.
Foi uma dramatização que, como o próprio nome indica, apela à preservação da floresta, sensibilizando para questões ambientais de cariz tão actual e pertinente.
Os incêndios, o principal ponto de ordem, são um flagelo a combater através de acções de sensibilização e educação que podem ser feitas nestas idades para combater esta problemática que tanto nos preocupa.
O esforço de protecção e preservação da floresta deverá ser uma preocupação de todos, pois só desta forma poderemos encarar com optimismo esta tarefa.
Prevaleceu sempre, com todos os grupos, uma forte interacção e dinamismo, apelando-se ao espírito cívico.
Com este evento pretendeu-se desenvolver a competência do saber estar, saber fazer e saber ouvir, promover a cooperação com o exterior, rentabilizar recursos humanos e materiais despertando e sensibilizando para questões ambientais.

19/04/10

Almoço Literário (Dia Mundial do Livro)


A Biblioteca Escolar em parceria com a disciplina de Artes Gráficas vai dinamizar a actividade "Almoço Literário na Biblioteca" no âmbito do Dia Mundial do Livro.
Os alunos e docentes desta disciplina colaboraram na elaboração de adereços e cartazes para os mesmos serem utilizados no desenvolvimento desta rubrica, no dia 23 de Abril,no espaço físico das BEs do Agrupamento.