17/02/10

Xadrez na Biblioteca


Decorreu, mais uma vez, na BE/CRE, a dinamização do projecto "Xadrez na Bibloteca", como já vem sendo recorrente em cada período,
envolvendo todas as turmas da escola sede. É uma parceria entre A Casa da Matemática e a Biblioteca. Os alunos são sensibilizados e despertados para esta modalidade e, de forma lúdica, desenvolvem capacidades cruciais que os vão ajudar noutras áreas, entre as quais a disciplina de Matemática.
Agradecemos aos professores pela adesão à iniciativa, aguardando a mesma colaboração no terceiro período, que irá culminar com um campeonato de xadrez.

12/02/10

Biografia de Eça de Queirós

Obras de Eça de Queirós

Dia da Internet Segura

Com o objectivo de assinalar o Dia da Internet Segura, a 9 de Fevereiro de 2010, as professoras Ana Lídia e Lurdes Esteves, juntamente com a equipa da biblioteca, participaram na Iniciativa Internet Segura promovida pela Direcção Regional de Educação do Norte, através do Gabinete de Gestão do PTE, tendo em vista proporcionar um espaço de reflexão e uma tomada de consciência das potencialidades e possíveis riscos na utilização da Internet nos seus alunos.
Os participantes (alunos) foram desafiados a dar continuidade e desenvolver uma narrativa a partir de casos concretos relatados, em que estava implícita uma situação eventualmente insegura. Foram seleccionados quatro textos participantes correspondentes a alunos do 8ºano e enviados para a entidade responsável. Estes foram publicados em livro digital, cujo registo poderá ser observado das páginas 288 à 297 e 1086 à 1093. Também no dia 9 de Fevereiro a professora Ana Lídia e a sua turma compareceram na biblioteca, assinalando este dia com a utilização e exploração de jogos na NET em sites facultados pela DREN.