28/11/09

Feira do Livro do Agrupamento Vertical DR. F. G. Carneiro


A BE/CRE e o Departamento de Línguas do Agrupamento Vertical Dr. Francisco Gonçalves Carneiro vão levar a cabo mais uma Feira do Livro, nos dias 9 e 10 de Dezembro, na sala de convívio da escola sede.
Neste evento estará presente o escritor transmontano Bento da Cruz, que fará a sua apresentação aos alunos da escola sede, no auditório, dia 9 de Dezembro.

Projecto "XADREZ NA BIBLIOTECA"



Foi implementado o projecto “Xadrez na Biblioteca”, tendo resultado de uma parceria da biblioteca com a Casa da Matemática.
A dinamização da actividade decorrerá durante todo o ano lectivo, tendo sido calendarizada, neste primeiro período, para os meses de Novembro e Dezembro.
Nas primeiras sessões os alunos têm aderido entusiasticamente, revelando grande interesse por este jogo.
Os objectivos propostos na consecução desta actividade são os seguintes:
-Diversificar metodologias de ensino/aprendizagem.
-Potencializar a capacidade de raciocínio lógico-matemático.
-Analisar problemas, utilizando procedimentos adequados para obter a informação, seleccioná-la, organizá-la e utilizá-la.
-Valorizar com antecipação as vantagens e inconvenientes de uma decisão, e planificar as respostas a possíveis situações.
-Estimular a perseverança na abordagem de tarefas e resolução de problemas.
Temos a colaboração do monitor Luís Camoesas que, amavelmente, se disponibilizou para concretizar esta rubrica, no âmbito da didáctica do Xadrez.
Posteriormente serão criadas equipas de xadrez com os alunos desta escola para disputarem, no final do ano, um campeonato inter-turmas/grupos.


Equipa da BE/CRE

Desdobrável Gripe A


Colóquio "Os Valores e a Cidadania" - Professor Doutor Américo Peres



No dia 18 de Novembro (Quarta-feira), às 20h30min, no Auditório da Câmara Municipal de Chaves, realizou-se um colóquio intitulado “Os valores e a Cidadania” “Educar para a Tolerância Promove a Interculturalidade”, dinamizado pela Equipa da BE/CRE e as Professoras de Educação Certificação de Adultos, no qual esteve presente como orador, o Professor Doutor Américo Nunes Peres.
Na sessão de abertura o Presidente do Agrupamento Vertical Dr. Francisco Gonçalves Carneiro, Doutor Fernando Dias, agradeceu a presença e colaboração do Professor Doutor Américo Nunes Peres e continuou com uma abordagem ao tema do colóquio.
No âmbito educativo, no que se prende com a educação multicultural, as questões relativas à unidade, identidade e interdependência adquirem uma relevância especial.
A temática teve grande aceitação por parte do público, uma vez que abordou questões de especial importância, face à diversidade social e cultural e à existência de grupos minoritários que vigoram no mundo actual. O factor humano é essencial para o êxito da educação intercultural. Na educação é fundamental existirem professores especialmente valorizados e motivados.
Estiveram presentes docentes, funcionários e alunos da Certificação de Adultos.
A linguagem simples e afectuosa do Dr. Américo contribuiu para o sucesso do colóquio.
Esperamos tê-lo, novamente, em futuras sessões, agradecendo a sua colaboração, simpatia e simplicidade a que já nos habituou.


A Equipa da BE

17/11/09

Palestra "Distúrbios Alimentares: Obesidade, Anorexia e Bulimia"


A Equipa do PES vai levar a cabo uma palestra subordinada ao tema "Distúrbios Alimentares: Obesidade, Anorexia e Bulimia" , no dia 30 de Novembro, das 18.30h às 19.30h, no auditório da escola sede, para toda a comunidade educativa.

Exposição " As Cores do Outono"



Está patente na Galeria Esboço uma exposição de trabalhos realizados na disciplina de EVT, pelos alunos do 5.º e 6.º anos, alusiva ao tema “As Cores do Outono”.

16/11/09

Dia do Não Fumador - 17 de Novembro




Está patente na BE/CRE da Escola sede uma exposição de trabalhos realizados pelos alunos do 6ºano, alusiva ao tema “ Dia do Não Fumador”- 17 de Novembro. Esta exposição foi dinamizada pelos professores de Ciências da Natureza.

Fico a Saber

Quem foi Ilse Losa?

09/11/09

Acção de Formação: "Questões do desenvolvimento da literacia no Jardim de Infância"


No dia 14 de Novembro de 2009 realizar-se-á, no Auditório da Escola Sede, uma Acção de Formação subordinada ao tema: "Questões do desenvolvimento da literacia no Jardim de Infância", promovida pelo Departamento de Educação Pré-Escolar do Agrupamento Dr. Francisco Gonçalves Carneiro, tendo como formador o Prof. Doutor Paulo Ferreira del Pino Fernandes.

As incrições decorrem até ao dia 9 de Novembro. Para os Educadores de outros Agrupamentos a frequência da Acção implica o pagamento de 5€.

04/11/09

Feira de Natal da EB1 n.º 1 de Chaves - Santo Amaro

A EB1 N.º 1 de Chaves (Santo Amaro) vai levar a cabo uma Feira de Natal, nos dias 3 e 4 de Dezembro, no espaço exterior da escola, onde serão apresentados produtos artesanais e outros, para venda.
Apelam à participação de toda a comunidade.

Marcador alusivo à Gripe A




No Dia Internacinal das Bibliotecas Escolares, os alunos do 4.º ano da EB1 N.º 3 de Chaves, os do 6.º C e os das Necessidades Educativas Especiais foram presenteados com marcadores alusivos à Gripe A, após as actuações de Teatro e Leitura Animada na BE/CRE.

Colóquio "Os Valores e a Cidadania" - Professor Doutor Américo Peres



A equipa da BE/CRE informa que, dia 18 de Novembro, às 20h30min, no Auditório Municipal de Chaves, realizar-se-á um colóquio subordinado ao tema"Os valores e a cidadania" "Educar para a Tolerância Promove a Interculturalidade", com a interveção do orador Professor Doutor Américo Peres.


As inscrições, gratuitas, têm como data limite 13 de Novembro.

Os contactos para as mesma são os seguintes:

toleranciacoloquio@gmail.com

964790078/938523975/937465005

Será entregue um certificado no encerramento do colóquio.

03/11/09

Dia Internacional das Bibliotecas Escolares





No dia 27 de Outubro, os alunos do 4.º ano da EB1 N.º 3 de Chaves e os do 6.º C da escola sede reuniram-se, no espaço BE/CRE, para assinalarem o Dia Internacional das Bibliotecas Escolares.
Os mais pequeninos presenteram-nos com uma peça de teatro " A Pipita vai à BE" e a turma do 6.º ano com a leitura animada do conto "As Cozinheiras de Livros", de Margarida Botelho.
Integrados nesta iniciativa, estiveram presentes os alunos com Necessidades Educativas Especiais .