18/12/08

Área de Projecto 6.ºC











Um dia em cheio!
Hoje, dia 17 de Dezembro, os meninos do Infantário do Patronato S. José, de Vilar de Nantes, vieram visitar-nos. Quando chegaram, foram para a Biblioteca com as professoras de EVT, Isilda e Gracinda. Logo que tocou para a saída, fomos ter com eles à BE. Aí, com a ajuda da nossa professora de Língua Portuguesa, fizemos uma leitura da história Mistérios de Natal da obra “2 Histórias de Natal”, de Alice Vieira.
Os meninos e meninas gostaram muito. No final, um colega nosso, que já estava vestido de Pai Natal, entregou-lhes duas caixas cheias de livros, oferecidos por toda a turma.
Foi muito divertida esta convivência.

ddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddSara Crespo
ddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddddd6.º C

16/12/08

Encontros de (En)canto



Desta vez, foram as turmas do 5.ºF, 6.ºD, 5.ºH e 6.º B que assistiram, respectivamente, às leituras dinamizadas pela professora Teresa Monteiro, estagiárias da UTAD (Gabriela Teixeira, Maria João Barroso e Sónia Afonso), professora Emília Lopes e professora Ana da Glória Gonçalves. Os textos seleccionados foram: Zuri, me leva!, de Maria Teresa Monteiro, Bruxas, feiticeiras e suas maroteiras, de Alexandre Parafita, O Cuquinho, de Nina Pavlova e Os Poderes do Raio, de João Aguiar. Esta actividade decorreu entre as semanas de 17 de Novembro e 15 de Dezembro.

Feira do Livro e Encontro com a escritora Alice Vieira

10/12/08

10 de Dezembro

O Dia dos Direitos do Homem

Mostra-nos sempre imperfeitos
este dia que revela
os nossos muitos defeitos,
já que a justiça do mundo
por igual deve servir
os homens e as mulheres
sem ninguém querer excluir.
E se os direitos são humanos,
da igualdade hão-de fazer
a regra que nos imponha
os princípios a valer,
que são sempre os que mais contam,
aconteça o que acontecer.

José Jorge Letria, O Livro dos Dias

10 de Dezembro - Dia dos Direitos Humanos











Hoje, a Declaração Universal dos Direitos Humanos completa 60 anos. Trata-se de um marco histórico para todos os que respeitam e defendem a dignidade humana.
Na BE/CRE, os alunos do 7.ºB apresentam trabalhos para ler e... reflectir.

01/12/08

1 de Dezembro – Dia da Restauração da Independência


Para assinalar este dia, os docentes de História dos 2º e 3º ciclos divulgam, na BE/CRE, trabalhos, informação e obras onde pode ser consultado este tema. Disponibilizam, ainda, um desdobrável referente ao 1.º de Dezembro de 1640 - Restauração da Independência.